
A obra recebeu revisões positivas da mídia especializada, com avaliadores elogiando sua melódica natureza. O número obteve sucesso comercial pelo topo nas tabelas musicais dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido, também ficando entre os dez mais vendidos em muitos outros países. Nos territórios estadunidenses, "Just Dance" passou quase cinco meses na Billboard Hot 100 até finalmente alcançar a primeira posição em janeiro de 2009, depois de ser lançada em abril do ano anterior. Tornou-se a segunda música mais vendida digitalmente de todos os tempos nos Estados Unidos e vendeu mais de 7,7 milhões de cópias no mundo todo.
O vídeo musical retrata Lady Gaga em uma festa onde ela é vista cantando a música e entusiasmando os convidados. A artista comparou a sua experiência de filmar a produção estando em um set de Martin Scorsese. "Just Dance" foi interpretada pela cantora em uma série de apresentações ao vivo, incluindo suas turnês The Fame Ball Tour (2009) e The Monster Ball Tour (2009–11). Em 2009, a canção recebeu uma indicação ao Grammy na categoria de Melhor Gravação Dance, mas perdeu para a música "Harder, Better, Faster, Stronger" do duo eletrônico Daft Punk.
Em entrevista ao site Contactmusic.com Gaga declarou que "Just Dance" é uma canção alegre e deveria ser apreciada pelas pessoas que estão passando por momentos difíceis como a perda de empregos, casas e etc. A cantora explicou ainda à Artistdirect que queria gravar uma música bonita como "Just Dance". Ao ser perguntada do motivo pelo qual o single se tornou popular, a interprete disse que pensou, "Todo mundo está procurando por uma música que fala realmente da alegria em nossas almas e em nossos corações e se divertir. É apenas uma dessas músicas. É uma sensação muito boa, e quando você a ouvi, faz com que você se sinta bem interiormente. É simples assim. Eu não acho que é ciência espacial quando se trata de coração. Eu acho que é uma música-tema do coração."
"Just Dance" foi composta por Gaga, Akon e RedOne e produzida pelo último. Em entrevista à revista Heat, a cantora contou sobre sua inspiração para compor a faixa: "Eu estava de muita ressaca. Escrevi a música em cerca de 10 minutos com o [produtor] RedOne. E foi a minha primeira vez num estúdio de Hollywood. Eu estava muito primitiva, era uma grande sala com alto-falantes gigantes." A artista compôs "Just Dance" em janeiro de 2008 e de acordo com ela, foi "muito trabalho e muitas pessoas não acreditavam a princípio".Mais tarde, a interprete refletiu sobre a canção, dizendo:
“ | Essa gravação salvou minha vida. Eu estava num espaço tão escuro em Nova Iorque. Estava tão deprimida, sempre em um bar. Eu peguei um avião para Los Angeles para fazer a minha música e foi dada uma tomada para compor a canção que iria mudar minha vida e eu compus. Nunca mais voltei. Deixei para trás o meu namorado, meu apartamento. Eu ainda não voltei. Minha mãe entra e limpa o apartamento para mim. | ” |

wikipedia